segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Folha da Mandioca



NUTRIENTES PRINCIPAIS

A folha da mandioca é uma verdadeira dádiva da Natureza!
Ela possui uma das maiores fontes de vitamina A, aminoácidos e sais minerais encontrados em folhas, correspondendo aos nutrientes de 3 cenouras ou 2 pés de alface. É muito rica em vitamina C, ferro, cálcio e vitamina B2.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS À SAÚDE

Enriquece sucos, sopas e outros pratos. É excelente para crianças desnutridas ou qualquer pessoa carente de nutrientes. Previne grande quantidade de doenças, como as respiratórias, cegueira noturna, vista fraca, manchas da velhice, acne e outros problemas de pele. Promove um belo bronzeado com pouca exposição ao sol, fortalecendo a pele.

VANTAGENS

A folha da mandioca é abundante. Pode-se consegui-la de graça em várias chácaras ou hortas comunitárias. Substitui com vantagem muitas vitaminas de farmácia, tanto em qualidade quanto em preço.

CUIDADOS

A folha da mandioca fresca possui ácido cianídrico, um ácido perigoso que reduz drasticamente com a secagem da folha (desidratação) que deve ser feita na sombra, em varais semelhantes aos de roupas, utilizando-se prendedores como prevenção ao vento. Exponha as folhas por 5 ou 7 dias, observando se não há possibilidade de umidade ou infiltração de água, isso pode causar bolores. Verifique se o agricultor que forneceu a folha utiliza venenos no plantio. Prefira sempre a mandioca produzida organicamente.

RECEITA PRINCIPAL/MODO DE USAR

Lave bem as folhas, deixando-as de molho com 2 c.sopa de água sanitária por 30 minutos e, após, lavando-as novamente. Após exposta à sombra por 5 ou 7 dias e desidratada, a folha da mandioca deverá ser moída no liquidificador, peneirada e guardada em um vidro bem limpo e seco. O tempo de validade é de 90 dias. Mas ela também pode enriquecer sopas e cozidos. Para isso basta fervê-la por pelo menos 15 minutos, o que garante a eliminação do ácido cianídrico. O produto final será ingrediente principal na multimistura.

5 comentários:

  1. Fervendo-a posso usar em saladas? qual a quantidade recomendada por dia? Malho de Segunda a Sexta.

    ResponderExcluir
  2. A folha de mandioca é uma das fontes de alimentação de grande parte das famílias africanas, principalmente, em Moçambique. é uma gastronomia secular. Ca entre nos, não é comum usa-la como salada, pois a folha de mandioca deve estar devidamente cozida para não causar doenças.

    ResponderExcluir
  3. JAMAIS COMAM A FOLHA DE MANDIOCA!!!... JAMAIS!!!... O ÁCIDO CIANÍDRICO "MATA"!!!... ELE É UTILIZADO NA CAMARA DE GÁS PARA EXECUÇÃO DE CONDENADOS... TAMBÉM FOI UTILIZADO PARA FABRICAÇÃO DE BOMBAS DE GÁS DURANTE A 1ª GUERRA MUNDIAL... NO GRUPO DOS "VENENOS", É UM DOS MAIS LETAIS JÁ DESCOBERTOS!.... POR FAVOR SR. ALEXANDRE PIMENTEL... REVEJA ESSE SEU CONSELHO IMEDIATAMENTE!!!!!.........

    ResponderExcluir
  4. uma pergunta, grávidas podem consumir a multi mistura contendo a farinha da folha de mandioca, ou a mesma não é recomendada para grávidas? aguardo resposta...

    ResponderExcluir
  5. Senhor 1000 Barcos a folha da mandioca desde que seja bem cozida o minimo 30 minutos não mata coisa alguma, sou Angolana de 32 nos de idade e desde os meus 1 ano de vida que como folha de mandioca conhecida como kizaca e por sinal meu alimento preferido e de muitos Angolanos, é de salientar que é um dos alimentos mais nutritivos que existe no mundo e muito valorizado em africa. vou deixar uma receita que pode ser servida com arroz branco cozido a gosto.
    FOLHA DE MANDIOCA DE PEIXE
    ingredientes:
    folhas de mandioca fresca e lavada
    2 cebolas médias picadas
    3 dentes de alho picado
    2 pimentos verdes picados
    1 chávena de chá media de azeite de oliva
    2 beringelas médias picadas
    3 peixes carapau ( ou a gosto) médios

    Preparo:
    Depois de lavada moer as folhas de mandioca no liquidificador ou almofariz( no liquidificador acrescente agua e no almofariz triture sem agua), depois de triturada colocar em uma panela e acrescentar as 2 cebolas picadas, os pimentos picados, alho picado e as beringelas descascadas e picadas. acrescente sal a gosto, agua até a medida dos alimentos e por último o oléo de oliva. leve ao fogo e a medida que a agua for gastando vai acescentando ate as folhas ficarem tenras e com tempo de cozedura de no minimo 1 hora. em uma panela coloque o peixe limpo de escamas, agua e sal dê fervura de 5 minutos e retire o peixe do lume. Retire as pinhas do peixe e em pedacinhos médios acrescente o peixe na mistura das folhas quase prontas e espere mais 5 minutos sem deixar a agua secar toda na panela deve eixar um molhozinho na panela e retire do fogo. Sirva com arroz e um vinho branco a acompanhar....

    ResponderExcluir