segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Folha da Mandioca



NUTRIENTES PRINCIPAIS

A folha da mandioca é uma verdadeira dádiva da Natureza!
Ela possui uma das maiores fontes de vitamina A, aminoácidos e sais minerais encontrados em folhas, correspondendo aos nutrientes de 3 cenouras ou 2 pés de alface. É muito rica em vitamina C, ferro, cálcio e vitamina B2.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS À SAÚDE

Enriquece sucos, sopas e outros pratos. É excelente para crianças desnutridas ou qualquer pessoa carente de nutrientes. Previne grande quantidade de doenças, como as respiratórias, cegueira noturna, vista fraca, manchas da velhice, acne e outros problemas de pele. Promove um belo bronzeado com pouca exposição ao sol, fortalecendo a pele.

VANTAGENS

A folha da mandioca é abundante. Pode-se consegui-la de graça em várias chácaras ou hortas comunitárias. Substitui com vantagem muitas vitaminas de farmácia, tanto em qualidade quanto em preço.

CUIDADOS

A folha da mandioca fresca possui ácido cianídrico, um ácido perigoso que reduz drasticamente com a secagem da folha (desidratação) que deve ser feita na sombra, em varais semelhantes aos de roupas, utilizando-se prendedores como prevenção ao vento. Exponha as folhas por 5 ou 7 dias, observando se não há possibilidade de umidade ou infiltração de água, isso pode causar bolores. Verifique se o agricultor que forneceu a folha utiliza venenos no plantio. Prefira sempre a mandioca produzida organicamente.

RECEITA PRINCIPAL/MODO DE USAR

Lave bem as folhas, deixando-as de molho com 2 c.sopa de água sanitária por 30 minutos e, após, lavando-as novamente. Após exposta à sombra por 5 ou 7 dias e desidratada, a folha da mandioca deverá ser moída no liquidificador, peneirada e guardada em um vidro bem limpo e seco. O tempo de validade é de 90 dias. Mas ela também pode enriquecer sopas e cozidos. Para isso basta fervê-la por pelo menos 15 minutos, o que garante a eliminação do ácido cianídrico. O produto final será ingrediente principal na multimistura.

9 comentários:

  1. Fervendo-a posso usar em saladas? qual a quantidade recomendada por dia? Malho de Segunda a Sexta.

    ResponderExcluir
  2. A folha de mandioca é uma das fontes de alimentação de grande parte das famílias africanas, principalmente, em Moçambique. é uma gastronomia secular. Ca entre nos, não é comum usa-la como salada, pois a folha de mandioca deve estar devidamente cozida para não causar doenças.

    ResponderExcluir
  3. JAMAIS COMAM A FOLHA DE MANDIOCA!!!... JAMAIS!!!... O ÁCIDO CIANÍDRICO "MATA"!!!... ELE É UTILIZADO NA CAMARA DE GÁS PARA EXECUÇÃO DE CONDENADOS... TAMBÉM FOI UTILIZADO PARA FABRICAÇÃO DE BOMBAS DE GÁS DURANTE A 1ª GUERRA MUNDIAL... NO GRUPO DOS "VENENOS", É UM DOS MAIS LETAIS JÁ DESCOBERTOS!.... POR FAVOR SR. ALEXANDRE PIMENTEL... REVEJA ESSE SEU CONSELHO IMEDIATAMENTE!!!!!.........

    ResponderExcluir
  4. uma pergunta, grávidas podem consumir a multi mistura contendo a farinha da folha de mandioca, ou a mesma não é recomendada para grávidas? aguardo resposta...

    ResponderExcluir
  5. Senhor 1000 Barcos a folha da mandioca desde que seja bem cozida o minimo 30 minutos não mata coisa alguma, sou Angolana de 32 nos de idade e desde os meus 1 ano de vida que como folha de mandioca conhecida como kizaca e por sinal meu alimento preferido e de muitos Angolanos, é de salientar que é um dos alimentos mais nutritivos que existe no mundo e muito valorizado em africa. vou deixar uma receita que pode ser servida com arroz branco cozido a gosto.
    FOLHA DE MANDIOCA DE PEIXE
    ingredientes:
    folhas de mandioca fresca e lavada
    2 cebolas médias picadas
    3 dentes de alho picado
    2 pimentos verdes picados
    1 chávena de chá media de azeite de oliva
    2 beringelas médias picadas
    3 peixes carapau ( ou a gosto) médios

    Preparo:
    Depois de lavada moer as folhas de mandioca no liquidificador ou almofariz( no liquidificador acrescente agua e no almofariz triture sem agua), depois de triturada colocar em uma panela e acrescentar as 2 cebolas picadas, os pimentos picados, alho picado e as beringelas descascadas e picadas. acrescente sal a gosto, agua até a medida dos alimentos e por último o oléo de oliva. leve ao fogo e a medida que a agua for gastando vai acescentando ate as folhas ficarem tenras e com tempo de cozedura de no minimo 1 hora. em uma panela coloque o peixe limpo de escamas, agua e sal dê fervura de 5 minutos e retire o peixe do lume. Retire as pinhas do peixe e em pedacinhos médios acrescente o peixe na mistura das folhas quase prontas e espere mais 5 minutos sem deixar a agua secar toda na panela deve eixar um molhozinho na panela e retire do fogo. Sirva com arroz e um vinho branco a acompanhar....

    ResponderExcluir
  6. quero saber se e bom para fazer banhos e pra que serve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!!! Sever pra quem está com catapora.

      Excluir
  7. Como usar no corpo para quem tem pano branco???

    ResponderExcluir
  8. Como usar no corpo pra quem tem pano branco???

    ResponderExcluir