segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Farelo de Arroz

NUTRIENTES PRINCIPAIS

O farelo é aquela película retirada do arroz integral, depois do descascamento, por isso o arroz completo (integral) seria o ideal ao consumo humano.
No farelo do arroz estão presentes aminoácidos (os formadores de proteínas), em concentrações próximas a outros alimentos fortes como carne, ovo e leite. Ele é também rico em fibras e em sais minerais como fósforo, ferro e magnésio.

BENEFÍCIOS À SAÚDE

Utilizado como complemento nutricional esse farelo ajuda a recuperar a força e a energia, o que tem sido demonstrados em milhares de crianças desnutridas no Brasil. O farelo de arroz tostado é considerado o inimigo número um do colesterol e dos cálculos renais. Também é utilizado com sucesso em casos de prisão de ventre e anemia.

VANTAGENS

O farelo de arroz tostado é um alimento barato, gostoso e saudável. Se associado a outros farelos e pós de folhas serve para o preparo da deliciosa e nutritiva farofa que prepararemos em nosso curso.

CUIDADOS

Jamais utilize o farelo de arroz sem tostar e peneirar. Toste assim que adquiri-lo.

Procure sempre adquirir o farelo de fontes higiênicas, na medida do possível, utilizando máscara, avental e luvas em seu manuseio.

RECEITA PRINCIPAL/MODO DE USAR

Para utilizar o farelo de arroz, basta tostá-lo em fogo brando por 15 ou 20 minutos acrescentando sal opcionalmente. O farelo de arroz também pode ser acrescido a receitas de pães, bolos, bifes e almôndegas vegetais e várias outras. Porém, a melhor forma de consumo, seria na forma da farofa de multimistura que prepararemos juntos.

2 comentários:

  1. ola, vi este farelo no mercalo livre, seria o mesmo que vc fala aqui?

    ResponderExcluir
  2. O farelo ja vem pronto ou temos que fazer do proprio arroz?

    ResponderExcluir